MATÉRIAS

Município promove passeio cultural para turma do Projovem Adolescente


DSC01965
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu essa semana um passeio para a turma do Programa Projovem Adolescente do município ao Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC/PE), situado na cidade de Olinda. A ação está dentro das atividades desenvolvidas pelo programa, que tem o objetivo de estimular a convivência social, a participação cidadã, o retorno dos jovens à escola e sua permanência no sistema de ensino. A visita foi uma iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Os jovens vivenciaram um momento de lazer, aliado a atividades educativas e lúdicas com a observação da história e patrimônio artístico do rico acervo de artes plásticas de um dos museus mais importantes do Nordeste. De acordo com a gerente dos Cras, Cíntia Fonseca, esse passeio atendeu a proposta que é oferecida no programa. “O intuito é trabalhar na prática os conhecimentos que são adquiridos pelos alunos em sala de aula, proporcionando aos adolescentes vivências culturais que eles não tem oportunidade de apreciar no seu cotidiano, aguçando ainda mais a curiosidade e o interesse dos jovens pelos estudos”, pontuou.
Visita Projovem Museu de arte de PE







Alunos do Projovem Adolescente do município participam de oficina de chocolates







No mês em que é comemorada a Páscoa, os alunos do Programa Projovem Adolescente do Cabo de Santo Agostinho estão participando de oficinas de chocolates. A ação está dentro das atividades desenvolvidas pelo programa, que tem o objetivo de estimular a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mercado de trabalho. Nessa terça-feira (02/04), o segundo grupo de adolescentes a receber a oficina foi do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ponte dos Carvalhos.
Durante as aulas, foram repassadas técnicas de derretimento, moldagem, decoração e embalagem para preparação de ovos de páscoa e trufas. De acordo com a gerente dos Cras, Cíntia Fonseca, a oficina prepara e qualifica os jovens. “Esta é uma oportunidade de negócio, onde eles aprendem a trabalhar em equipe, na produção, e podem posteriormente comercializar o produto, sendo mais uma forma de obter emprego e renda”, relatou.
A atividade já foi desenvolvida no Cras da Vila Roca e vai ainda contemplar os Cras de Charneca, Jussaral e Pontezinha. O Projovem é um programa do Governo Federal e é executado pelos municípios, através da Secretaria de Programas Sociais.

Fonte: http://www.cabo.pe.gov.br/index.php/p11320/
Quarta, 30/01/2013 - 15h06
Ações que serão realizadas no Projovem Adolescente começam a ser desenvolvidas

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho reuniu nessa terça-feira (29/01) orientadores que vão atuar no Projovem Adolescente do município para planejar encontros e traçar metas a serem desenvolvidas para este ano. O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Roca e é o primeiro de uma série de reuniões que acontecerão de forma sistemática, todas voltadas para planejamento de atividades e posteriormente avaliação do andamento do programa. As inscrições para o programa estão abertas até esta sexta-feira (01/02).

De acordo com a gerente dos Centros de Referência de Assistência Social, Cíntia Fonseca, dentro do que foi discutido e planejado para 2013, a grande novidade para este ano é que o Projovem irá contemplar jovens da zona rural do município. “Serão disponibilizados dois coletivos, sendo um deles para o Engenho Barbalho e outro para a Usina Bom Jesus.

Para o secretário Municipal de Programas Sociais, Ronaldo Santos, estender este programa para áreas que antes não eram atingidas será um diferencial. “Com isto estamos priorizando a promoção, o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento saudável dos nossos jovens”, destacou.

INSCRIÇÕES - São oferecidas vagas para jovens entre 15 e 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os jovens participarão de atividades socioeducativas, como oficinas temáticas, atividades esportivas, de inclusão digital e preparação para o mercado de trabalho. Para realizar a inscrição é necessário que os responsáveis dos adolescentes compareçam a qualquer um dos cinco centros de Referência em Assistência Social do Município (Cras) com comprovantes de residência, matrícula escolar do aluno, cartão do Bolsa Família e documento de identidade do responsável. O Programa do Governo Federal é executado em parceria com municípios. Mais informações: 3521-6759.

Fonte: http://www.cabo.pe.gov.br/index.php/p11124/


Município abre inscrições para o Projovem Adolescente

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está com inscrições abertas para o Projovem Adolescente até o dia 31 deste mês. São 500 vagas oferecidas para jovens entre 15 e 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os jovens participarão de atividades socioeducativas, como oficinas temáticas, atividades esportivas, de inclusão digital e preparação para o mercado de trabalho.
Para o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, o Programa Projovem Adolescente é de extrema importância já que visa a prevenção aos riscos sociais e a vulnerabilidade que assola o público juvenil. “Esse é um governo de continuidade e o prefeito Vado da farmácia nos orienta a priorizar o povo cabense e este programa contribui para isso, garantindo a eles a oportunidade de realizarem atividades que contribuem para sua valorização e sua preparação para o mercado de trabalho”, ressaltou.
Para realizar a inscrição é necessário que os responsáveis dos adolescentes compareçam a qualquer um dos cinco centros de Referência em Assistência Social do Município (Cras) com comprovantes de residência, matrícula escolar do aluno, cartão do Bolsa Família e documento de identidade do responsável.
As atividades estão marcadas para iniciar no dia 18 de fevereiro e serão desenvolvidas sempre no contraturno escolar, com o acompanhamento sistemático de orientadores sociais, facilitadores e técnicos de referência no Cras. Mais informações nos próprios centros.
Seguem abaixo os telefones e endereços:
Cras Pontezinha – Rua Pau D’arco, nº 23 (Próximo ao depósito de gás) – (81) 3302-3035
Cras Vila Roca – Rua Escritor Israel Felipe, s/n – Santo Inácio – (81) 3521-6241
Cras Ponte dos Carvalhos – Av. Diomedes Ferreira de Melo, s/n (Antigo CSU) – (81) 3522-1423
Cras Charneca – Rua 34, nº 35 (Córrego) – (81) 3518-1014
Cras Jussaral – Rua do Comércio, s/n – (81) 3516-3903